TWI

Como uma simples caneta pode mostrar que está na hora de trocar seu pneu

 

Vocês sabiam que andar com pneus que rodem abaixo dos 1,6mm na banda de rodagem dá multa? Mas como saber se o seu pneu está abaixo desse índice? Como saber se está na hora de trocar o pneu? Pois saibam que é muito fácil… e com uma simples caneta a gente consegue ver.

A análise do Indicador de Desgaste da Rodagem, conhecido como TWI (Tread Wear Indicator), aponta quando os sulcos do pneu atingem a profundidade de 1,6 milímetros. TWI são pequenas elevações que correm de uma ponta a outra do pneu e são indicadas com a sigla “TWI” ou com um triângulo na parede do pneu. Quando o desgaste atinge essas elevações podemos ter certeza que já está na hora de trocá-lo.

São considerados “carecas”, os pneus que estão abaixo dos 1,6mm de profundidade, e quanto menor a profundidade dos sulcos, maior a probabilidade de aquaplanagem, que acontece quando o pneu não dá conta de drenar a água existente entre a borracha e o asfalto, se movimentando sobre o espelho d’água e perdendo aderência ao solo.

Além dos riscos com acidentes, há também possibilidade de multas, sendo considerada infração de acordo com Artigo 230, Inciso 18 do Código de Trânsito Brasileiro.

Para evitar tudo isso, no vídeo abaixo a gente te ajuda a encontrar e ler da melhor forma o TWI no seu pneu.

Não se esqueçam de curtir e compartilhar o vídeo. Se vocês tiverem outras dúvidas sobre TWI ou outro assunto ligado ao mundo automotivo deixe seu comentário, ok? Vamos fazer o melhor para esclarecer tudo!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

NEWSLETTER

receba nossas promoções