O pneu furou, e agora?

Confira o passo a passo de como trocar o pneu do seu carro

Se há uma verdade entre todos nós, é que ninguém gosta de ficar parado no meio da estrada com um pneu furado, certo?

Além dos perigos que circundam nossas vias, muitas vezes esses imprevistos nos atrasam para reuniões, encontros familiares e quaisquer outros planos que você tenha feito para o seu dia.

Mas você sabe como trocar o pneu do seu carro? Sabe qual o funcionamento de cada ferramenta necessária para efetuar a troca?

Se você não sabe ou ainda tem dúvidas, acompanhe este post para aprender como efetuar a troca e seguir tranquilamente o seu dia.

Confira o passo a passo que nós do AutoZ fizemos para explicar minuciosamente como trocar o seu pneu.

 

1. Estacione em um local seguro e que a superfície seja plana e firme. Certifique que o freio de mão está acionado.

Lembre-se: em hipótese alguma estacione seu carro em uma lombada ou estacione o mesmo a menos de 40 metros da mesma.

Sinalize,  posicionando o triângulo a pelo menos 30 metros de distância de onde seu carro está estacionado. Essas medidas impedem que ocorram diversos acidentes que podem causar danos letais na estrada. Ligue também o pisca alerta.

 

2. Procure um objeto pesado para calçar  a parte debaixo do pneu, como por exemplo, uma pedra, um pedaço de concreto, uma roda sobressalente, para evitar que resvale.

 

 

3. Encaixe o macaco na borda inferior do carro (projetada justamente para recebe-lo) próximo do pneu que você irá trocar.  Nos veículos mais novos, há uma pequena marcação no local indicado para o encaixe, logo atrás da roda dianteira ou à frente da roda traseira.  Suba o carro consideravelmente, até que  o carro esteja firmemente apoiado.

 

 

4. Utilize a chave de roda para retirar os parafusos (em 90% dos veículos, os parafusos giram em sentido anti-horário). Deixe-os frouxos apenas. Caso esteja muito difícil para retirar os parafusos, não precisa ter medo: use os pés para forçar os mesmos (certifique-se antes que você está tentando girar o parafuso no sentido correto).

Levante um pouco mais o pneu acionando o macaco, numa distancia do chão que permita retirar o pneu murcho e encaixar o estepe.

 

 

5. Remova os parafusos totalmente e substitua o pneu. Após retirar o pneu do eixo, abra o seu porta malas, ou onde esteja o seu estepe, e retire o mesmo para colocar no lugar do pneu furado.Coloque-o embaixo do carro, caso o macaco venha ceder ele servirá de sustentação, evitando acidentes.

 

 

6. Coloque o estepe do lado correto no eixo. A válvula da câmara de gás deve estar virada para fora. Utilize a chave de rodas e gire no sentido horário e aperte os parafusos ao máximo seguindo o padrão estrela.

 

 

7.Desça o macaco e guarde-o junto do triângulo. Caso precise, após descer o macaco, revise um por um dos parafusos e aperte-os novamente se necessário.

Lembre-se: se você estiver em um local muito escuro e perdeu algum parafuso, não entre em pânico. Retire um parafuso de cada roda do carro e aperte-os bem firme. Isso evitará que você fique parado e lhe ajudará a chegar em alguma mecânica que esteja próxima.

 

 

8. Guarde o pneu murcho no porta-malas e leve-o ao borracheiro. Agora você está pronto para trocar o pneu e já pode rodar tranquilamente pelas estradas do nosso país. Lembre-se sempre de estar com seu carro em dia, portando todos os documentos necessários e com o seu manual de instruções no porta-luvas.

 

Se  você está lendo esse artigo e precisa de pneus novos, acesse o nosso site e encontre os melhores pneus para seu carro.

 

E você? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu questionamento nos comentários que teremos prazer em responder 🙂

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

NEWSLETTER

receba nossas promoções