×
Manutenção

Seus faróis estão desalinhados?

2017/12/07

8:55

O Brasil possui uma frota de mais de 40 milhões de veículos ativos segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Motoristas de todos os estados conduzem, diariamente, seus carros pelas ruas e estradas brasileiras e muitos deles o fazem no período noturno, no qual a iluminação artificial dos faróis é sinônimo de visão. Mas, muitas vezes, por conta de simples desalinhamento, a luz forte dos faróis altos pode colocar em risco a segurança não somente de quem dirige, mas também de quem vem na outra direção.

“Muitos motoristas, por não saberem que os faróis devem ser regulados, quando dirigem a noite o fazem sempre com a luz alta, para compensar seu desalinhamento”, comenta Eliel Bartels, head de Engenharia e Inovação do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal, rede varejista de serviços automotivos.

A maioria dos veículos em circulação no país têm facho de luz assimétrico, ou seja, o alcance da iluminação mais curto do lado esquerdo e mais longo do lado direito. Este tipo de nivelação ajuda a não ofuscar o motorista que vem em sentido contrário, além de tornar mais fácil a leitura das placas sinalizadoras, sempre ao lado direito da via. “Quando acionamos o farol alto, este efeito é eliminado e a iluminação fica concentrada, podendo atingir até 300 metros.”

farol desalinhado

 

Mas por que os faróis desregulam? Segundo Eliel, as vias irregulares e esburacadas são as principais causadoras do desalinhamento das luzes, uma vez que a trepidação frequente e os solavancos na suspensão causam muita movimentação do conjunto dos faróis, gerando sua consequente desregularem. “É recomendável checar os itens anualmente, ou quando o motorista perceber que as luzes estão estranhas e fora de padrão.”

Teste em casa. Uma forma bastante simples de testar como andam seus faróis, é afastar, aos poucos, o carro da parede da garagem, em linha reta, e observar se o facho de luz dos faróis baixos se mantém na mesma linha ou vão para baixo conforme o carro se afasta. “Se o facho se mover para cima, algo também está errado. Além disso, os dois fachos devem estar alinhados e um não pode estar mais alto do que o outro”, explica Eliel.

Percebeu o desalinhamento? Lembre-se que alinhar os faróis é um serviço importante e deve ser feito por técnicos especializados, numa oficina de sua confiança. Essa correção é tão importante e necessária que existem até mesmo normas nacionais e internacionais para tratar do tema. Além disso, trafegar com o farol desregulado, cujo facho de luz alta prejudica a visão dos outros motoristas, é uma infração grave e pode gerar penalização de 5 pontos na carteira do condutor.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo