PNEU AUTOMOTIVO

Precisa de pneus novos? A nova regra passou a ser obrigatória na comercialização de pneus em abril desse ano (2018), com uso de etiquetas. O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade, e Tecnologia, exige o fabricante a informar como os produtos procedem na água, quanto de barulho que fazem ao rodar e se ajudam a economizar combustível.

 

Em uma única etiqueta é possível encontrar informações que podem garantir o melhor desempenho do veículo e também proporcionar maior segurança no trânsito.

 

Benefícios da etiquetagem de pneus

Além de proporcionar segurança aos pneus novos, a etiqueta fornece informações de compra para os consumidores. Com isso, o consumidor tem facilidade para escolher o pneu ideal para seu carro.

 

Essa classificação semelhante àquela que mede a eficiência energética de carros e dos eletrodomésticos, já vinha sido recomendada desde o ano de 2015, em caráter de teste, agora passa a valer legalmente.

 

A nova etiqueta segue alguns critérios já estabelecidos pelo INMETRO, veja mais.

Critérios da nova etiqueta de pneus

Imagem ilustrativa

 

• Resistência ao rolamento: É composto por sete níveis. A nota “A” indica os modelos que economizam mais combustível.

• Aderência em piso molhado: A regra dos sete níveis também se aplica aqui, com a nota “A” oferecendo a melhor aderência na água.

• Nível de ruído externo: É expresso em decibéis, com divisão em três níveis. São eles: uma onda (até 69 dB), duas ondas (70 a 72 dB) e três ondas (acima de 72 dB).

 

 

 

A etiqueta segue o mesmo modelo utilizado na Europa, composto por classificação de “A” a “G”. Isso significa que quanto mais próximo da letra “A” maior será o nível de performance do pneu. Quanto mais próximo da letra “G”, menor será a performance do pneu – no quesito que estiver referenciado.

 

No AutoZ você encontra as melhores opções de pneus automotivo. Temos os melhores modelos da Goodyear, Continental, Semperit, Bridgestone e outras marcas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso time no 0800 777 6387.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *