As melhores dicas sobre pneu de moto!

Os pneus são elementos importantes da sua moto, uma vez que são os responsáveis principais pelo contato com o solo. Para ter mais segurança na estrada e maior comodidade na sua condução, saiba que é preciso fazer a escolha ideal dos pneus. Lembrando que além do solo, é importante considerar a categoria da sua moto.

 

Para que o pneu esteja de acordo com a moto e ainda atenda bem às suas expectativas é válido saber para quais finalidades a moto será usada. Se você gosta de se aventurar e acelerar, pode escolher pneus mais rígidos.

 

Já os pneus mais macios são recomendados para quem precisa que a moto obedeça rapidamente aos comandos. Além de mais eficaz, esse tipo de pneu proporciona uma sustentação significativa. No AutoZ você encontra o portfólio completo de Pneu de Moto Levorin.

 

Continue acompanhando nossa postagem pois além de descobrir qual melhor pneu para a sua moto, você ainda aprende como ler as medidas que estão especificadas nele.

Tipos de pneus para moto

• Pneu touring
Além da baixa temperatura de funcionamento e vida útil superior a do pneu de desporto, o touring tem um bom desempenho em pisos molhados. O pneu touring é de borracha rígida e conhecido também como pneu de estrada. O modelo é excelente para quem curte bastante adrenalina.

 

• Pneu de desporto
O modelo é ideal para circuitos de competição. Seu material é borracha macia conseguindo atingir as mais altas temperaturas. Sua vida útil é curta e não é indicado para pisos molhados, uma vez que possui poucos desenhos na superfície.

 

• Pneu de desporto/touring
Sua temperatura de funcionamento não é equivalente à do pneu esportivo, entretanto possui boa aderência e por isso tende a se adaptar muito bem a vários tipos de terrenos. O modelo possui muitos desenhos na superfície, além disso, é feito de borracha de rigidez intermediária.

 

• Pneu TT (todo o terreno)
Os pneus TT são excelentes para motocross ou pistas de terra, graças ao seu desenho com grandes sulcos na superfície. Funcionam em baixa temperatura e são ideais para terrenos secos, já que são feitos de borracha rígida e consequentemente têm boa aderência.

 

• Pneu misto ou trail
Ambos são indicados para quem circula em pisos de terra e também pisos de asfalto. Essa dupla funcionalidade se dá em virtude do desenho mais largo que existe na superfície, o que possibilita maior tração em quaisquer tipos de terrenos, inclusive areia e lama. Esses pneus são fabricados com borracha rígida e possuem temperatura de funcionamento baixa.

 

É extremamente importante ressaltar que pneus novos apresentam uma camada protetora, o que tende a torná-los escorregadios nos primeiros quilômetros de rodagem.

 

Sendo assim, para que a sua segurança seja garantida, saiba que as medidas precisam ser respeitadas. Isso significa que o uso de pneus mais largos que o recomendado, por exemplo, podem acabar danificando as bandas de rodagem e, além disso, você pode ser punido pelas leis de trânsito.

 

Medidas do pneu da moto

No próprio pneu da moto é possível observar algumas informações pertinentes como: polegadas da roda, milímetros de largura, altura, velocidade máxima suportada, entre outras especificações.

 

Exemplo: As medidas “130/60 – 17 65H” mostram que o pneu possui 130 milímetros de largura, 60% de relação entre largura e altura, roda de 17 polegadas, tem índice de carga nº 65 (290kg) e suporta a velocidade máxima de 210km/h.

 

Sistema Métrico:

160/70VR16 ou 170/60R16V
160mm ou 170mm significa a largura da banda de rodagem do pneu.
70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112mm.
R16 nos dois casos significa que o aro tem 16 polegadas de altura.
A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial.

 

Dicas importante para compreender a descrição do pneu de moto, veja:
• Largura: Mostra o ponto mais largo do pneu e sua medida;
• Diâmetro da roda: Sinaliza o tamanho do aro que você deve utilizar;
• Altura em %: Indica a relação dimensional da altura para a largura;
• Tipo e estrutura: Exemplo pneu esportivo (Z), com estrutura radial (R);
• Índice de carga: Simboliza o máximo de carga para cada pneu (cada número representa um peso, ou seja, 32=112kg, por exemplo);
• Índice de velocidade: Há também o limite de KM/h para cada pneu (cada letra ou sigla representa uma velocidade máxima, ou seja, T=190KM/h, por exemplo).

 

Dicas extras

Então vamos lá! Antes de escolher o tipo de pneu adequado, lembre-se de reforçar as seguintes informações:

 

• DOT: Essa sinalização demonstra o código alfanumérico de origem do pneu. Através dos quatro últimos números DOT: Os dois primeiros informam a semana e os dois últimos o ano de fabricação.

• Carga máxima suportada: Indica o quanto de peso o veículo suporta. O índice corresponde a um peso específico, que pode ser em quilos ou até mesmo em libras.

• Pressão de ar para calibragem: Simboliza a pressão máxima de calibragem para a qual o pneu foi produzido. É válido salientar que o PSI (Pound Per Square Inch) é o principal sistema no Brasil.

• Velocidade máxima: Normalmente é indicada por uma letra que fica ao lado do “Ìndice de carga”. Cada letra corresponde a uma velocidade máxima: Q (160km/h), R (170km/h), S (180km/h), T (190km/h), U (200km/h), H (210km/h), V (240km/h), ZR (acima de 240km/h), W (270km/h), Y (300km/h).

• TWI: Essa sigla nada mais é do que o “Indicador de desgaste da banda de rolagem”, entretanto essa sinalização pode ser diferente conforme fabricante e marca. Essa marcação fica localizada na superfície de rolamento, pois assim é fácil identificar a hora certa de trocar o pneu. Lembrando que: quanto maior for o valor desse item, maior será a vida útil do pneu.

• TT ou TL: A marcação TT (YubeType) demonstra que o pneu possui câmera de ar, enquanto o modelo TL (TubeLess) sinaliza que não consta câmera de ar.

 

Faça uma inspeção na sua moto sempre que houver necessidade, e com isso aproveite para verificar qual estado dos pneus. Se estiverem carecas, saiba que já é o momento de trocá-los. Lembre-se também de observar a calibragem semanalmente. Assim você garante mais segurança e ainda pode fazer suas viagens tranquilamente.

 

Além da atenção redobrada com os pneus, é importante zela pelar a segurança e violência no trânsito. Lembrando que o AutoZ trabalha com os melhores e as melhores marcas, tudo para garantir a sua segurança e seu conforto. Se precisar, é só ligar no 0800 777 6387.

 

 

Até a próxima

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *