Violência no trânsito – saiba como prevenir

O dia 02 de outubro é considerado o dia internacional da não violência. Infelizmente é um assunto que temos a todo momento em nosso dia a dia, seja pela violência doméstica, contra idosos, homossexuais, no trânsito, racismo e muitas outras.

 

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a violência no trânsito. Como podemos evitar? Como podemos proteger nós mesmos e a nossa família?

 

Analisando os números de mortes decorrentes a acidentes de trânsito no Brasil, vemos que esse índice vem caindo pelo segundo ano consecutivo. Porém, ainda podemos melhorar! Em 2015, foi registrado 38.651 mortes no trânsito brasileiro. Já em 2016, foram contabilizadas 34.850 mortes. (números aproximados)
https://blog.rodobens.com.br/acidentes-de-transito

 

Segundo o Metro Jornal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as maiores causas de acidentes envolvendo automóveis são:
– Falta de atenção
– Velocidade incompatível com a via
– Ingestão de álcool
– Desobediência à sinalização
– Ultrapassagem inadequadas
– Sono

https://www.metrojornal.com.br/foco/2017/05/01/brasil-e-o-quinto-pais-mundo-em-mortes-no-transito-segundo-oms.html

 

Como evitar um acidente de trânsito?

Diante destes fatores e dos números tão altos de acidentes com vítimas fatais no Brasil, vamos compartilhar algumas dicas importantes ao dirigir. Vamos lá?

 

1 – Avaliação Física

Antes de pegar a estrada ou até mesmo se for um trajeto menor, avalie sua condição física para pegar o volante. Nesse caso, se pergunte se você está em bom estado para dirigir. Lembrando que a fadiga e o sono, são os maiores indicadores de causas de acidente no Brasil.

2 – Celular e direção não combina

Todos nós sabemos que a utilização do celular com o carro em movimento é proibida, porém, há quem utilize GPS, ouça músicas e até mesmo faça chamadas telefônicas.
Para a utilização do GPS é ideal que tenha um suporte automotivo para segurar e adaptar o celular sem comprometer sua visão e segurança. Se você precisa fazer uma chamada telefônica, o ideal é encostar o carro em algum lugar seguro ou então recorrer a tecnologia.

Hoje, muitos aparelhos de som, possuem a função Bluetooth, onde você consegue atender chamadas do celular diretamente dele. É possível também, fazer transferência de música do celular para o som.
Lembrando que a multa de trânsito por dirigir mexendo no celular é de: R$293,47, sendo atuado também com 12 pontos na CNH e considerada como gravíssima.
https://doutormultas.com.br/quantidade-pontos-cnh-celular-multa/

3 – Cuidado com a velocidade

Vamos lembrar que esse tópico também está entre os maiores causadores de acidente automotivo. O excesso de velocidade para muitos é gratificante. A adrenalina sobre o caminho nos deixa confortável e seguro, porém, não é bem assim que funciona. A chance de perder o controle em alta velocidade é grande, principalmente quando falamos de um veículo não adequado para isso.

4 – A Sinalização merece respeito

A sinalização de trânsito é muito importante, porém, para muitos parece que ela não existe. É muito importante respeitar as placas, semáforos e faixas sobre o asfalto. Muito dos acidentes urbanos acontecem pelo desrespeito com as sinalizações nas ruas, seja passar no semáforo vermelho ou um atropelamento de um pedestre.

5 – Álcool e direção

Não podíamos deixar de falar dessa grande causa de mortes: o álcool e a direção. Hoje, no trânsito brasileiro, infelizmente sofremos cada vez mais com acidentes fatais envolvendo bebida alcoólica e carro. Está claro para todo mundo que dirigir embriagado é proibido, não é? E por que muitos não respeitam a lei seca?
Abusar da sorte ao assumir o risco de dirigir após ter ingerido bebida alcoólica é multa de R$2.934,90. Além disso, o motorista pode ter a CNH suspensa por até 12 meses (com a Lei 13.281/2016).
Além da multa, vale lembrar que quando assumimos o volante neste estado, estamos sendo irresponsáveis com a vida das pessoas que estão a nossa volta!

 

Agora que sabemos um pouquinho mais sobre a violência no trânsito e alguma das suas causas, vamos pensar com muita cautela antes de dirigir?

 

Fique à vontade para deixar seu comentário abaixo sobre o assunto, no AutoZ temos um time pronto para te atender, é só ligar no 0800 777 6387 ou então chamar nossa equipe no whats!

 

 

Lembrando que no AutoZ, você encontra peças automotivas como kit de embreagem, amortecedores de suspensão, radiador, filtros automotivo e muitos outras peças para o seu carro!
Aproveite e parcele sua compra em até 10x sem juros (consulte as condições).

 

Até a próxima

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *