Você já deve ter reparado que alguns motoristas odeiam o câmbio automático né?

Enquanto isso, há aqueles que o defendem, ressaltando o conforto, principalmente no trânsito das grandes cidades. Vamos ver quais são os mitos e verdades sobre o câmbio automático e entender como ele funciona!

O que é câmbio automático?

É um sistema que realiza todo o processo de seleção de marchas sem que o motorista precise realizar a troca. Para tanto, ele usa engrenagens diferenciadas, chamadas planetárias, e conversor de torque, que substitui o conjunto da embreagem em relação a uma transmissão manual.

Carros com câmbio automático gastam mais combustível?

Mito!

Essa ideia surgiu principalmente devido à ineficiência dos antigos câmbios automáticos, que não tinham um bom sistema de gerenciamento e realizavam a troca das marchas em rotações mais altas.

Em paradas, como um semáforo, o correto é mudar para a posição N?

Mito!

A grande diferença do câmbio automático é que o motorista só tem que acelerar e frear, sem precisar tirar as mãos do volante. Isso vale também para os momentos de parada. Todo o sistema é preparado para manter o veículo em D, mesmo parado, sem nenhum tipo de desgaste anormal.

Ele quebra menos, porém o custo de manutenção é maior!

Verdade!

Isso acontece principalmente devido ao uso inadequado da transmissão manual, por exemplo: engatar marchas sem que o conjunto de engrenagens estejam alinhados.

Como o câmbio automático é controlado por um sistema eletrônico, isso não ocorre. Essa transmissão é muito mais complexa e não são todas as oficinas que estão preparadas para realizar a manutenção.

Câmbio automático quebra menos e dura mais?

Verdade!

As transmissões automáticas são projetadas para durar toda a vida útil do veículo. Em alguns casos, nem mesmo a substituição do óleo lubrificante é necessária. Transmissões manuais, além de sujeitas a erros de operação, precisam troca periódica do kit de embreagem.

Em um carro automático, o ideal é acelerar com o pé direito e frear com o esquerdo!

Mito!

A perna esquerda do motorista comum não tem a sensibilidade necessária para lidar com o freio, pois está acostumada ao acionamento da embreagem, pesada e de curso mais longo.

Dica básica:

Se em alguma situação você precisar de mais força do motor, como para realizar uma ultrapassagem, mantenha o pedal do acelerador pressionado até o fundo por alguns instantes!

E quer saber outra verdade? O AutoZ  é a melhor loja de peças automotivas da atualidade! Rápida e segura tem mais de 20 anos no mercado e possui 18 centros de distribuição pelo Brasil. No AutoZ você tem tudo o que precisa. Em caso de dúvida, entre em contato com nosso time no 0800 777 6387.

Leave a Reply