Os aumentos no preço dos combustíveis ocorridos em 2017 reforçam a ideia de que economizar combustível está além de um controle financeiro, e sim uma necessidade para a maioria dos brasileiros.

Neste ano, o preço dos combustíveis superou margens históricas e pegou muitos motoristas despreparados. Contudo, é possível economizar combustível com alguns truques simples e bastante úteis, que além de garantir melhor rendimento, pode ainda contribuir para a manutenção do carro.

Para te ajudar, nós do Blog da AutoZ preparamos 7  dicas para você poupar dinheiro com combustível. Confira:

 

Calibre os pneus 

Além de dificultar a locomoção e danificar outras peças do carro, rodar com os pneus murchos podem causar um verdadeiro rombo em suas finanças, isso porque o veículo precisará de mais força para se locomover, o que aumentará o consumo de combustível em mais de 15%. Sendo assim, manter os pneus calibrados te auxiliará na economia de combustível, pois o carro conseguirá rodar mais facilmente consumindo menos.

 

Não sobrecarregue o carro 

Quanto mais pesado um veículo é, mais aceleração ele precisa para sair do lugar. Mas essa regra também se aplica ao peso que é carregado pelo carro, isso significa que ao carregarmos um peso maior dentro do veículo, estaremos automaticamente forçando uma aceleração, que consequentemente, gastará mais combustível.

Então a regra é simples, carregue apenas o necessário, faça uma limpeza e retire tudo que for pesado e desnecessário de ser carregado dentro do carro.

 

Troque a marcha corretamente 

Utilizar a marcha errada para determinada velocidade pode comprometer em muito o consumo do combustível, além de causar problemas mecânicos no carro. Cada veículo possui uma velocidade certa para determinada marcha e torque, que pode ser conferida a partir do manual do carro. Sendo assim, a forma correta de trocar a marcha dependerá do modelo do carro e suas especificações. Mas alguns conceitos do que é errado são básicos, como dirigir a 40km/h na 5ª marcha ou ainda a 100 km/h na 2ª.

 

Acelere quando necessário 

Embora isso possa parecer legal para você, acelerar o carro desnecessariamente ou ainda bruscamente pode afetar o consumo do combustível. Àquela clássica história de aquecer o carro pela manhã é totalmente desnecessária e um verdadeiro desperdício de combustível para alguns veículos.

Carros com injeção não precisam ser aquecidos manualmente, pois o sistema já cuida de aquecer o veículo automaticamente. Mas caso seu carro não tenha injeção e seja zero quilômetro, você poderá deixá-lo ligado na primeira partida durante alguns minutos até que ele complete mil quilômetros rodados.

 

Prefira aditivado

O combustível aditivado em si não provoca nenhuma economia de combustível em relação ao consumo. Contudo, a função desse tipo de combustível é limpar e preservar a qualidade do motor, o que no futuro, irá proporcionar uma economia de combustível.

 

Troque as velas

Dentre os itens de manutenção, as velas são as que mais influenciam na quantidade de combustível consumida pelo carro. Cada montadora estipula um prazo para a substituição das velas, que deve ser seguido criteriosamente por cada motorista. Além disso, caso uma apresente defeito é necessário que todas as velas sejam trocadas para que elas não afetem o funcionamento do veículo e ocasione um maior consumo de combustível.

 

Feche os vidros do carro sempre que possível

Embora pareça inofensivo, os vidros abertos comprometem a aerodinâmica do veículo. Esse comprometimento acontece em escala ainda maior quando o veículo está em uma velocidade de 80 km/h, sendo assim, sempre que possível feche os vidros para conservar a aerodinâmica do carro e assim aproveitar melhor o rendimento do combustível.

Manter a manutenção do carro em dia faz toda a diferença para quem quer economizar combustível. Além disso, se manter informado sobre o melhor preço do combustível em sua região, levando em conta a qualidade do combustível, também faz toda diferença no orçamento.

Se estiver com dúvidas, entre em contato conosco pelo nosso whatsapp, e teremos prazer em respondê-lo.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *