Se você anda bastante com a moto, deve saber que ela é muito mais econômica do que os carros em termos de combustível. Mas você sabia que certos hábitos podem trazer muito desperdício? Confira alguns deles nesta matéria produzida pela Magnetron e descubra como evitá-los!

8 hábitos que você deve evitar para economizar combustível da moto:

1 – Pneu mal calibrado

Os pneus merecem atenção para você economizar. Quando um deles, ou os dois, estão murchos ou muito duros, o consumo aumenta. Isso porque a moto precisa trabalhar mais para compensar as mudanças na área de atrito do pneu com o solo.

A calibragem correta está no manual de instruções e deve ser seguida para tudo funcionar perfeitamente. Verifique a calibragem ao menos uma vez por semana para economizar combustível da moto e manter os pneus em ótimas condições.

2 – Aceleração incorreta

Acelerar a moto de forma incorreta também aumenta os gastos. Para fugir disso, mantenha uma velocidade constante sempre que possível, assim, utilizará menos o freio. Essa é uma das práticas que mais ajudam a economizar combustível da moto.

Quando der a partida ou retomar a velocidade, acelere progressivamente. O acelerador deve ser acionado com cuidado e jamais torça o cabo de uma vez. Agindo dessa forma, o combustível é melhor aproveitado. Por outro lado, acelerações bruscas consomem mais.

3 – Não respeitar as trocas de marcha

Fazer a troca de marcha no tempo incorreto aumenta e muito o consumo de combustível. Para economizar, observe com atenção o sinal para a troca e evite fazê-la antes do tempo. Nas motos que possuem conta-giros, uma faixa vermelha indica o giro máximo. O ideal é que você troque a marcha antes que a seta atinja essa faixa.

4 – Não utilizar o ponto morto

O ponto morto não ajudar a economizar combustível de moto. Quando enxergar uma lombada, ou um semáforo fechado, pare de acelerar até a moto perder a velocidade e não acione os freios. Com isso, o sistema interrompe o consumo de combustível. Nesse caso, você também está preservando as lonas e pastilhas dos freios.

Muito importante: Alguns motociclistas têm a mania de acelerar a moto quando estão parados no semáforo, por exemplo. Se você é um deles, evite isso, pois está gastando combustível à toa e pode estragá-la.

5 – Não limpar o filtro de ar

O filtro de ar é outro componente que precisa de atenção. Procure mantê-lo limpo, porque vai ajudar a economizar combustível da moto. Isso ocorre porque a energia é gerada com ajuda do ar, após a queima de combustível. Se estiver em más condições, o consumo aumenta para haver uma compensação.

6 – Aquecer o motor

Para que tem a moto sem a injeção direta, essa prática era fundamental para dar a partida. Agora se a sua motocicleta já conta com esse dispositivo, você não precisa mais aquecer o motor para sair com a moto, então, deixe esse hábito lá no passado e economize combustível.

7 – Não cuidar da manutenção das peças

Corrente, coroa e pinhão, ou a relação da moto, transformam o giro do motor em movimento da roda traseira. Todos esses componentes precisam de lubrificação e atenção contínua. A corrente muito esticada exige mais do motor. O resultado, você sabe: gasto de combustível.

Os rolamentos das rodas também merecem cuidados. Sem lubrificação, dificultam o movimento e aumentam o consumo.

8 – Levar muito peso

Sua moto tem um baú acoplado que é bastante utilizado nos finais de semana? Ótimo! Mas se, no dia a dia, ele fica vazio, o ideal é que retire esse e outros pesos a mais na moto. Com o veículo mais leve, consegue economizar combustível da moto, pois o motor fará menos força para andar.

Importância de boas práticas

Além da economia de combustível, como você pode ver, evitar esses hábitos também contribui para a manutenção e a vida útil da sua moto. As boas práticas aumentam a sua segurança no trânsito e, por isso, são muito importantes. Não esqueça delas no seu dia a dia!

 

Leave a Reply

Skip to content