Bomba D’água

A bomba d’água é tão importante para um veículo que pode ser comparada com um coração do corpo humano. É ela que tem responsabilidade de distribuir o fluxo de água para o sistema de arrefecimento do motor.

 

Vamos entender melhor como funciona?

A bomba d’água automotiva remove a água do núcleo de resfriamento / ventilação, que fica embutido no motor e injeta diretamente no radiador. Proporciona a transferência do calor da água / liquido para as placas, dissipando todo o calor existente no motor.

 

Geralmente é usado água e também líquidos (aditivos) próprios para resfriamento. Com isso a função de equilibrar o calor do motor acontece de forma adequada evitando desgastes de outras peças além do motor.

 

Quais os riscos de ter a bomba d’água ruim?

Se tivermos uma bomba d’água com funcionamento inadequado no carro, infelizmente o motor está vulnerável. Caso o fluxo de resfriamento estiver comprometido, o desempenho de todo o sistema está de arrefecimento está em jogo.

Isso acontece por que o liquido de refrigeração não está fazendo o fluxo correto, e consequentemente, levará ao superaquecimento.

 

Falta de água / liquido: problema sério!

A perda ou falta de liquido pode ser um sinal que a bomba d’água está ruim. Se caso você perceber vazamento ou até mesmo poças de água debaixo do automóvel, o ideal é que leve o carro até um mecânico de confiança e peça uma análise do sistema de refrigeração.

 

Já conseguimos ver o quanto ela é importante né?

Se a bomba d’água apresentar problemas, o funcionamento do motor corre grande risco. Caso sua função não seja executada corretamente, o motor automotivo pode sofrer aquecimento superior ao normal, e queimar diversas peças como de exemplo, a junta do cabeçote. Caso isso acontecer, o prejuízo pode ser grande ao dono do carro.

 

Quais cuidados devemos ter com a bomba de água?

Vários cuidados podem prevenir esses problemas de refrigeração. Geralmente uma bomba de água tem a vida útil de aproximadamente 50 mil km e isso pode variar de acordo com cada montadora e veículo. O ideal é que sempre fique de olho no medidor de temperatura do carro e caso identificar algo fora do normal, recomendamos que imediatamente leve o veículo para verificação.

Sempre que for pegar a estrada, é de extrema importância verificar o nível do fluido / água, e caso identificado a necessidade de adicionar, complete com o mesmo produto já utilizado.

 

No AutoZ você encontra os melhores modelos de bomba d’água automotiva. Trabalhamos com o portfólio completo das melhores marcas de peças automotivas como: Urba e Nakata.

Se você estiver precisando trocar a bomba de água do seu carro, entre em contato com o nosso time. Tel: 0800 777 6387 ou então no nosso WhatsApp

 

 

 

 

 

 

 

 

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *