A vida útil do pneu do seu carro é um assunto importante para que você dirija com conforto e segurança. Então atenção às dicas de como prolongá-la.

Quais são os fatores que influenciam a vida útil do pneu do seu carro?

Muitos fatores influenciam a durabilidade do pneu, e alguns deles são: manutenção preventiva, estilo de direção, cuidados no asfalto, entre outros.

Confira algumas dicas para aumentar a vida útil do pneu!

  • Manutenção preventiva

Faça a manutenção preventiva! Além de melhorar a dirigibilidade total do seu carro, ela pode prolongar a vida útil dos pneus. Evite o desgaste do veículo, faça alinhamento e balanceamento indicados pela montadora.

  • Estilo de direção

Evite comportamentos que podem desgastar o carro. Por exemplo, não faça acelerações e frenagens bruscas. Evite também derrapar em curvas, passar em lombadas sem cuidado, cair em buracos, entre outras ações que desgastam os pneus.

  • Cuidado com o asfalto

No Brasil, o asfalto costuma ser muito irregular e esburacado. Evite danificar a estrutura do seu carro dirigindo com menos velocidade e mais atenção. Além da vida útil do pneu e da suspensão, outros pontos podem ser danificados com o asfalto.

  • Calibragem do pneu

A montadora do seu carro indica qual é a calibragem correta para os pneus. Consulte o manual e calibre sempre com a mesma pressão, porque assim o desgaste será uniforme em toda a extensão da banda de rodagem. Se a pressão estiver incorreta pode haver desgaste dos pneus e gasto excessivo de combustível.

Tipos de pneus

Entender os tipos de pneus e como usá-los pode ajudar na vida útil e no desempenho do seu carro. Confira!

Pneu de passeio: é um dos modelos mais comuns, e pode ser usado em carros de passeio, esportivos e caminhonetes. Seu desempenho é bom no seco e no molhado, embora razoável no off road.

Pneu misto: não é convencional e muito menos off road. Ele pode ser usado em pisos planos ou irregulares.

Pneu OTR: também conhecido como “off the road”, é indicado para trilhas e similares. Por estar em contato com a terra, precisa de sulcos mais profundos para não prejudicar o desempenho do carro.

Pneu ROF: o run on flat é muito resistente e pode rodar até quando furado. Sua tecnologia prevê que os flancos reforcem o seu interior, permitindo suportar o peso do veículo até 80 km após a perfuração.

Pneu radial: é mais rígido e apresenta maior durabilidade da banda de rodagem. Contudo, as laterais são flexíveis e frágeis.

Pneu verde: esse item é ecológico. O pneu é leve e não aquece tanto, o que é ótimo, uma vez que reduz o consumo de combustível e também a emissão de poluentes.

Fale com o AutoZ

Agora que você já sabe como aumentar a vida útil do pneu do seu carro e quais são os tipos de pneus, venha conhecer a melhor loja de peças automotivas da atualidade. Na hora de comprar pneus para o seu carro, confira no AutoZ que ainda garante entrega rápida e segura. O AutoZ tem mais de 20 anos de mercado e mais de 18 centros de distribuição pelo país. Em caso de dúvida ligue para o nosso time no 0800 777 6387.

Veja também: Ar condicionado do carro influência na saúde da sua família

Leave a Reply