Quem é que não se derrete de amores pelo seu animal de estimação?!

Seja um pássaro, um cachorro ou um gato, eles estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e por conta disso, acabam inclusos em passeios de carro.

Seja para uma viagem longa, uma visita ao veterinário ou até mesmo a casa de amigos e parentes, é necessário ter alguns cuidados para que não prejudique o bem-estar do seu pet.

Nós do AutoZ, listamos algumas dicas para que você possa viajar com seu bichinho sem preocupações.

 

Como transportar o seu pet em segurança?

Vamos começar com as leis?

Há alguns artigos que se aplicam ao transporte de animais no carro, segundo o CTB (código de transito brasileiro) a Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 . Vamos conhecer:

Art. 235. Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados:

O  condutor que infringir essa lei, pode perder até 5 pontos na carteira,pagar uma multa e correr o riscoa de ter o carro apreendido!

Art. 252. Dirigir o veículo:

 II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;

É comum as pessoas levaram o animalzinho no colo e ainda deixá-los com a cabeça para fora da janela , curtindo um vento. Entretanto isso pode gerar  multa, além de ser perigoso.

Art. 169. Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança:

Se o pet está solto no carro, ele pode tirar a atenção de quem está na direção, oferecendo riscos . Além disso, deixar o pet andando de um lado para outro, pular no colo do motorista, entre outras peripécias que eles adoram, podem causar acidentes, enquadrando nesse artigo de lei, gerando multa e pontos na carteira.

Caixinha de transporte

É o método mais indicado e seguro para transportar animais, especialmente para os gatinhos, que não são muito a favor de mudanças, principalmente se o carro chacoalhar de um lado para o outro na estrada. Com a caixinha ele se sentirá protegido e firme.

Compre uma caixa com tamanho confortável e coloque no banco traseiro presa ao cinto de segurança para que não aconteça acidentes e pronto! É só cair na estrada.

Grade Divisória ou Tela

Seu animal é grandão e agitado? O ideal é você utilizar a divisória ou tela. Ela é colocada separando o banco traseiro dos dianteiros. Dessa forma, seu amigo animado e curioso não conseguirá colocar a cabeça do seu lado para avaliar se você é um bom motorista, evitando que ele te distraia e cause algum acidente.

autoz_pet_como_transportar

Cadeirinha

É uma boa pedida para aquele pet que gosta de uma sensação de liberdade e não curte ficar preso dentro da caixinha. A recomendação é  para cachorro até 10 kilos

Pet_autoz_cadeirinha

E o cinto de segurança, pode?

Sim, para todos os tamanhos de pet, mas em especial para os grandões o cinto de segurança é uma boa pedida, pois impede que o animal se movimente dentro do carro, tirando a atenção do condutor.

O modelo mais popular de cinto de segurança é como uma guia comum que você engata na coleira peitoral e prende direto na base do cinto do carro. Jamais utilize o cinto para cachorro com a coleira de pescoço. Isso pode estrangular o animal durante alguma freada ou acidente.

Não esqueça de ajustar o cinto de segurança do seu pet em uma distância que ele possa fazer movimentações sem aceso ao banco da frente.

cinto_pet_autoz

E o que mais?

Faça pausas durante a viagem

É recomendado que a cada 2 ou 3 horas tenha algumas pausas, pois, assim como nós, nossos bichinhos precisam de um tempo para se esticar, beber água e fazer suas necessidades.

Acostume seu animal ao veículo

Antes de sair para viagens longas e demoradas, acostume seu animal ao carro, caso nunca o tenha levado. Leve-o para passear de carro alguns dias antes da viagem para que ele tenha essa experiência antes.

Alimentação

Não alimente seu animal de estimação 3 horas anteriores a saída evitando que ele fique enjoado. Mesmo que ele for habituado a viagens e não sinta náuseas. Reduza também a quantidade de comida oferecida durante a viagem e quando chegar ao local, o alimente devidamente.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o nosso blog!

Sobre o AutoZ

Fundado em 1999, pelo Grupo DPaschoal, o AutoZ está há 20 anos vendendo online. Nasceu com o objetivo de gerar conteúdo automotivo na internet, mas com o crescimento do portal e com a necessidade do público de ter um ambiente online segmentado para as compras de itens automotivos, o AutoZ tornou-se o primeiro e-commerce automotivo do Brasil. E desde então segue a missão de transformar a necessidade dos clientes em solução, de maneira simples e descomplicada, com uma entrega rápida, atendimento especializado e com a garantia de que tudo que é comercializado é originais e possui a garantia do fabricante.

Até a próxima 👋

 

Leave a Reply