Entre as soluções da mobilidade urbana, está o carsharing, termo utilizado na Europa que significa compartilhamento de carros. A tendência mundial, apesar de existir desde 2010, vem ganhando mais espaço na mídia e no cotidiano de alguns para cá.

O compartilhamento de carros é basicamente alugar seu veículo por um período de tempo acordado entre empresa e consumidor ou de pessoa física para pessoa física.

Esse tipo de serviço gera benefícios para ambas as partes, tanto  para o proprietário quanto para o locador, e além disso atribui muitas vantagens, desde ambientais até econômicas. Dentre elas:

Economia

Além de beneficiar o locatário, que não terá que comprar um carro e ter gasto fixos como IPVA, seguro e combustível, também beneficia o locador, pois transforma seu automóvel em uma fonte de renda.

Poluição

Quando se é reduzida a quantidade de carros em trânsito, a quantidade de emissão de poluentes também diminui.

Algumas cidades que adotaram medidas para reduzir o uso dos veículos, observaram um impacto muito positivo na qualidade de ar.

Trânsito

Quanto menor a quantidade de carros trafegando na via, mais fluído e menos estressante fica o trânsito, o que impacta diretamente na mobilidade urbana e na qualidade de via da população.

Existem diferentes maneiras de utilizar o carsharing, entenda:

Dentro de empresas

Algumas corporações, com o intuito de ser mais sustentáveis e oferecer uma maior comodidade para as equipes, incentivam o carsharing de forma criativa, que variam de informativos e e-mails que circulam dentro da corporação,até elaboração de aplicativos que são usados entre os colaboradores.

Empresas especializadas em carsharing

Já existem empresas especializadas no ramo, desta forma, é só solicitar o carro por meio do aplicativo ou site da empresa. Em sua grande maioria, as reservas vão de 1 a 48 horas e o locatário não precisa nem abastecer pois o combustível já está incluso no pacote.

Carsharing entre pessoas físicas

Pessoas que não utilizam seu veículo e querem compartilhá-lo por algumas horas com outras pessoas, entram nessa modalidade. Existem aplicativos próprio em que os locadores e locatários se cadastram, e então é possível combinar um horários, valores entre outros detalhes.

 

 

Gostou de entender melhor sobre esse mercado que está em crescimento no mundo? Já utilizou este serviço? Conta pra gente nos comentários!

 

 

Conhece o site AutoZ? Dê uma olhada em nosso portfólio de produtos, clicando aqui.

Sobre o AutoZ

O AutoZ é um e-commerce automotivo criado em 1999 pelo grupo DPaschoal com objetivo de ser a solução para seus problemas automotivos. Com nosso atendimento especializado, garantimos a melhor experiência para sua compra mais entrega rápida.

 

Leave a Reply