Freio Automotivo

 

O sistema de freio é um dos principais itens de segurança de um carro. Composto por diversas peças, o freio é responsável por desacelerar o veículo quando o pedal é acionado.

Hoje existem dois tipos de freio automotivo, vamos ver quais são eles e entender um pouco mais sobre cada um?

 

Freio a Disco

O sistema de freio a disco é simples. Ele funciona com o fluido de freio que é enviado para o pistão da pinça. Essa ação força a pastilha de freio contra o disco, onde gera todo o atrito necessário para reduzir a velocidade da roda. Cada pinça se encontra duas pastilhas, uma de cada lado do disco de freio.

 

Freio a Tambor

O sistema de freio a tambor, geralmente é encontrado no eixo traseiro de alguns veículos. Ele funciona com um fluido hidráulico que aciona os pistões conectados as sapatas de freio, onde as lonas estão instaladas.  Sua função é forçar as sapatas em direções opostas, contra a superfície interna do tambor, quando ocorre o atrito com a lona, há a redução na velocidade de rotação do tambor, fazendo com que a roda desacelere.

 

Além desses dois sistemas de freios, vamos falar um pouco sobre alguns itens. Vamos la?

 

Disco de freio

O disco de freio é uma peça essencial para o sistema de frenagem. Sua função principal é receber atrito das pastilhas e desacelerar a roda. Existem dois tipos de disco de freio, o modelo sólido e o modelo ventilado.

É de extrema importância que você saiba qual é o modelo correto para o seu veículo.

 

Pastilha de freio

A pastilha de freio tem como função realizar o atrito com o disco de freio e desacelerar a roda. Já as lonas de freio você encontra com a mesma função, porém é para o eixo que usa o freio a tambor.

 

Freio de mão

O freio de mão funciona no eixo traseiro do veículo. Como funciona? Quando a alavanca é puxada ela aciona o cabo de aço que está conectado as sapatas, que por vez se movimenta e pressiona as lonas contra a parede do tambor. Quando abaixamos a alavanca do freio de mão, o cabo de aço é liberado e as sapatas deixam de ser pressionadas ao tambor, deixando as rodas livres para movimentação.

 

Pinças e sapatas de freio

A pinça de freio tem como função pressionar as pastilhas de freio contra o disco por meio de um ou até dois cilindros com pistões internos. Já as sapatas são encontradas no sistema de freio a tambor. Sua função é apoiar as lonas de freio servindo de suporte. Existem dois tipos de sapatas de freio, a primaria, que quando a força aplicada segue o mesmo sentido de rotação do tambor e a secundaria, que quando aplicada segue o sentido contrário do tambor.

 

Sempre recomendamos que procure um mecânico especializado para fazer qualquer avaliação ou troca de itens de freio. No AutoZ você encontra pastilhas de freio das melhores marcas automotivas como Fras-le, Trw, Cobreq, Bosch e Lonaflex.

 

Se precisar de ajuda, entre em contato com o nosso time de atendimento pelo 0800 777 6387.

 

 

 

 

 

 

 

 

Até a próxima!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *