Impostos de começo de ano. Fique por dentro!

Para quem tem veículo ou pensa em ter, é muito importante ficar atento aos impostos que são cobrados para não assustar o nosso bolso.

Atualmente, existe várias siglas que determinam os tributos que são exigidos a quem possuí um meio de transporte particular, entretanto há aqueles que tem maior importância e geram consequências quando atrasados ou não pagos. Eles são: DPVAT, IPVA e Licenciamento. Nós do AutoZ, vamos falar sobre eles e explicá-los.

Impostos obrigatórios no Brasil

IPVA – Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores

É uma taxa cobrada a todos que possuem veículo. Sua finalidade é investir em obras públicas, construção e conservação de estradas, segurança, transporte, educação e saúde.

Cada governo estadual determina o valor a ser pago anualmente e como será usado, em Minas Gerais por exemplo, o proprietário de um veículo paga uma quantia equivalente a 4% do valor do seu carro. Contudo, se ele não for quitado, não há possibilidade de fazer o licenciamento, podendo ter o veículo apreendido.

Consulte valores e calendários de pagamento do seu IPVA, clique aqui.

DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres

Este tributo é um seguro pago anualmente, cobrado junto da parcela ou cota única de pagamento do IPVA. Ele é usado para indenizar vítimas com invalidez permanente, morte ou acontecimentos que geram despesas hospitalares após um acidente com veículos automotores terrestres.

Ele não avalia culpados, apenas oferece amparo para as vítimas independente do motivo. Vale lembrar que ele não cobre prejuízos materiais.

Enquanto não houver o pagamento, você fica sem cobertura desse seguro.

Há uma discussão sobre obrigação deste seguro ser extinta em 2020 caso seja aprovado. O motivo do término, segundo a “A Superintendência de Seguros Privados (Susep)” foi sua baixa eficiência, porém o órgão não divulgou os dados.

Licenciamento

Esse imposto também pago anualmente, seu vencimento é apontado conforme o final da placa do veículo. Tem como propósito autorizar a circulação pelas vias, atestando que o automóvel está em conformidade com as normas de segurança.

O atraso no pagamento é uma infração gravíssima, suas penalidades são multa de R$ 293,47 e remoção do veículo até que seja regularizada a situação.

Além disso, com a remoção, você precisará pagar diariamente a estadia e mais uma taxa para retirada.

Entende o tamanho do problema? Melhor ficar atento.

 

Sobre o AutoZ

O AutoZ é um dos primeiros e-commerce do Brasil vendendo produtos automotivos. Com 17 CD`s espalhados pelo Brasil, realizamos as entregas com rapidez. O objetivo do AutoZ é transformar as dores dos nossos clientes em solução, buscando sempre trazer uma ótima experiência de compra automotiva.

Leave a Reply