Uma das piores sensações que se pode ter é a de ligar o carro e ele não funcionar, principalmente se você estiver atrasado, não é mesmo? Se o seu carro não liga de manhã aproveite para tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto com o nosso post de hoje. Vamos lá?


Os carros flex costumam ser alvos desta falha e as possibilidades de defeito são inúmeras, mas cabe ao proprietário conseguir diagnosticar a origem do problema. Geralmente, após deixar o veículo sem funcionar durante um período de aproximadamente 12 horas ou mais, ele não liga, nem mesmo no tranco. Isso acontece com o seu carro? Veja abaixo o que pode ser e como fazer o carro funcionar.

Passo a passo para fazer o carro funcionar

É permitido a utilização de qualquer relação na mistura de etanol e gasolina, nos carros flex. Entretanto, é importante ficar atento quanto a questão do abastecimento.

Como os flex permitem ambos combustíveis, alguns condutores acabam alternando entre a gasolina e o etanol, o que pode ser o gerador do problema. Vamos explicar de maneira simples: Se ontem você abasteceu com gasolina e hoje você decidiu colocar etanol, o sensor da injeção não terá tempo de ler esse combustível novo.

Alguns manuais deixam a informação clara: “O sistema flex necessita de aproximadamente 10 minutos com o veículo funcionando para poder reconhecer o combustível”.

Se o carro não ligar de manhã, você pode tentar o seguinte truque:

1. Vire a chave e deixe as luzes acesas e não dê partida;
2. Pressione o acelerador até o fundo;
3. Insista na partida;
4. Erga o pé levemente.

Após seguir esses passos, o carro tende a ligar. O que acontece é que o veículo não pode depender de truques para funcionar. Sendo assim, é recomendado fazer uma vistoria na oficina mecânica. Entenda o por quê.

Verifique a sonda lambda

Com alguns testes, é possível averiguar se a quantidade do combustível está correta, mas na maioria dos casos, ela não é equivalente ao que está dentro do tanque. O mecânico, na maioria das vezes reseta o módulo, e tudo se normaliza.

Após esse processo, é importante verificar uma peça chamada sonda lambda. Ela funciona como um nariz humano, ou seja, ela aspira os gases queimados do combustível e envia para o módulo gasolina ou etanol. Se a peça estiver antiga ou desgastada será preciso efetuar a troca. Do contrário basta apenas reprogramar o módulo e tudo tende a se resolver.

Dica: Caso mude bruscamente de combustível, circule com o veículo por no mínimo 20km antes de desligar o motor.

Faça um comentário no nosso post e nos responda: “O seu carro já deixou de funcionar de manhã?” “Como você solucionou o problema?”.

Lembrando que em caso de dúvidas ou sugestões estaremos à disposição para atendê-lo. Conte sempre com o atendimento especializado do AutoZ. Até apróxima!

2 Comments

Leave a Reply