5 problemas elétricos comuns em carros

 

Seu carro já deu algum problema elétrico e você teve que perder um dia inteiro de trabalho para levá-lo à manutenção? Bem, essas situações não são atípicas de quem tem automóvel. Afinal, o sistema elétrico é que o controla o funcionamento dos carros, e, infelizmente, está muito sujeito a panes e falhas. Alguns desencadeadores, contudo, podem ser previamente reconhecidos. Confira com o AutoZ.

 

5 causadores de problemas elétricos

1. Alternador:

O alternador é responsável por ligar a bateria e, consequentemente, fazer o carro se locomover. Caso o alternador não funcione corretamente, o sistema elétrico pode parar de funcionar, descarregando o carro. Fique atento a ele.

2. Bateria:

Quem nunca sofreu porque a bateria do automóvel acabou? Bem conhecido, o problema é silencioso e raramente é percebido com antecedência. Contudo, há duas causas bem comuns. A primeira é a vida útil da bateria. Quando acaba, a única solução é trocá-la. A segunda é estar descarregada, e isso ocorre quando, por exemplo, você esquece o farol ou o rádio ligados. Nestas situações basta recarregá-la. Quer ser prevenir? Leve seu carro em qualquer auto elétrica que tenha um teste de bateria.

3. Fusíveis:

Eles trabalham para proteger os componentes elétricos das altas tensões. Se eles funcionam corretamente, é provável que seu carro não apresente problemas elétricos. Mas um simples fusível queimado ou quebrado pode ocasionar em grandes problemas elétricos. Por isso fique alerta.

4. Ignição:

O sistema de ignição (chave de ignição, magneto, fio da bobina, bobina de ignição e vela de ignição) pode causar transtornos elétricos. São nas velas de ignição que começa a combustão. Em outras palavras, é quando o motor começa a funcionar. Se as velas estão falhando, o motor não liga corretamente e isso faz com que a combustão de ciclo seja afetada. Afetando a aceleração e os custos com combustível. Os problemas de ignição são comuns, entretanto, são difíceis de diagnosticar.

5. Sonda Lambda:

A sonda lambda é um sensor da injeção eletrônica. Sua função é ler a quantidade de oxigênio na queima de combustível. Localizada no escapamento do veículo, a sonda trabalha indicando para o módulo da injeção eletrônica, informando se tem muito oxigênio ou não, e com isso a injeção eletrônica faz a correção de acordo com a necessidade.

 

Como 90% dos carros funcionam pelo sistema elétrico, é interessante você estar sempre atento. Faça revisões constantes, analise as anomalias do painel e mais importante, tenha um mecânico ou auto elétrica de confiança.

 

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Até a próxima!

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