Os tipos de pneus e suas diferenças

Confira o artigo que nós do Blog da AutoZ fizemos explicando de forma simples e didática as principais diferenças entre os tipos de pneus.

 

Conheça os diferentes tipos de pneus e entenda a diferença entre eles

Todos sabem que existem atualmente vários tipos de pneus e que cada um deles possui uma situação determinada em que o seu uso é indicado. Porém, são tantos os tipos que podem existir dúvidas sobre como utilizá-los corretamente. Pensando nisso, a seguir estão os diferentes tipos de pneus vendidos nas lojas e como fazer o uso adequado de cada um deles.

Pneu de passeio (geral)

Este é o modelo mais comum encontrado por aí. É o tipo de pneu adequado para carros da categoria “passeio” além esportivos e caminhonetes. Os pneus de passeio tem aptidão para andar com eficiência, tanto em seco quanto sob chuva, possuem preços mais acessíveis e desempenho razoável em trechos off-road.

Pneu misto (ATR)

Os pneus mistos são aqueles que ficam entre os convencionais e os off road. Esse modelo pode ser utilizado tanto no asfalto e estradas quanto na terra e pisos irregulares. Os pneus mistos oferecem desempenho favorável em todos os tipos de terrenos.

 Pneu OTR (Off the Road)

Também chamados de OTR (do inglês, “off the road”), esses pneus são indicados para trilhas, tendo em vista que são resistentes a erosão, descidas, subidas e terrenos similares. Por estarem em constante contato com a lama, eles precisam ter sulcos mais profundos, para que a lama possa ser removida conforme o automóvel estiver em movimento e o tempo de vida útil do pneu não seja prejudicado.

 Pneu verde

Essa categoria de pneus tem esse nome não por sua coloração, que é preta assim como os demais, mas sim pelas suas promessas ecológicas. Em sua composição consta borracha e sílica além da adição de um composto que influencia nas propriedades do produto quando em rodagem. Assim, o pneu fica mais leve e aquece menos, fatores que garantem menor resistência à rolagem, promovem uma redução no consumo de combustível e, consequentemente, uma diminuição nos níveis de emissão de poluentes.

 Pneu Run on flat (ROF)

O pneu Run Flat é desenhado para rodar mesmo se estiver furado sem causar danos a sua roda. É a aplicação de uma nova tecnologia que se baseia em flancos que é reforçado no interior do pneu e permitem suportar o peso do veículo por até 80km após sua perfuração.

 Pneu radial 

O pneu radial apresenta maiores índices de rigidez e durabilidade da banda de rodagem. Em compensação, suas laterais são mais flexíveis e frágeis, porém na maioria das vezes, são indicados para uso “tubeless”, sem câmara de ar.

Tem mais alguma dúvida sobre os principais tipos de pneus e suas características? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco pelo nosso whatsapp  e teremos prazer em respondê-lo.

Leave a Reply