O que é pastilha de freio?

 

A pastilha de freio é um dos itens que compõe todo o sistema de freio. Além disso, a pastilha é um dos principais itens de segurança do seu carro!

Essa importante peça faz parte do sistema de frenagem de freio a disco. Geralmente pode ser encontrada em carros, bicicletas, motos e também em sistemas industriais.

 

Você sabe qual é a função da pastilha de freio?

É bem simples! A pastilha de freio tem como principal função de agir contra o disco de freio. Quando acionamos o pedal do freio, por meios de atrito, elas reduzem a velocidade do disco até que a frenagem seja realizada.

Por ser uma peça de função simples, e de extrema importância, a pastilha de freio merece uma atenção especial!

 

Qual é a vida útil de uma pastilha de freio?

A duração de uma pastilha de freio está totalmente ligada a forma de uso do carro. Geralmente quando usamos o veículo todos os dias em centros urbanos, costumamos usar mais os freios, sendo assim, a vida útil da pastilha de freio vai ser menor se comparado com um veículo que é bastante utilizado em rodovia.

 

Dicas para saber se é preciso trocar a pastilha

– Ruídos altos e agudos

– Trepidação

– Demora na frenagem (parada do veículo)

– Pedal de freio pesado

 

Vale se atentar também que a pastilha de freio deve ser sempre revisada. Além disso, as montadoras informam que as pastilhas devem ser trocadas em cerca de 30 mil a 40 mil km rodados para troca. Porém sempre recomendamos que leva o veículo até um profissional para determinada analise.

 

Quais os modelos de pastilha de freio? Veja abaixo os principais modelos de pastilhas de freio automotiva.

 

Pastilhas de freio Orgânica

O principal item para a fabricação de pastilhas orgânicas é o amianto. Esse material consegue dissipar o calor facilmente e também é considerado durável e flexível.

Hoje as pastilhas de freio orgânica utilizam outros materiais menos resistentes e mais duros. Esse tipo de pastilha desgasta menos o disco e também pode ser mais silenciosa que os outros modelos. Porém infelizmente a vida útil da pastilha orgânica, quando comparado com os outros modelos pode ser inferior.

 

Pastilhas de freio de Cerâmica

Considerada a pastilha automotiva mais leve e resistente a pastilha de cerâmica é considerada um modelo para alta performance. Ou seja, os carros que exigem frenagens mais precisas, geralmente utilizam esse tipo de pastilha de freio.

Quando comparada com outros modelos, a pastilha de cerâmica por ser de uma fabricação mais complicada, pode se tornar um produto de preço superior aos outros modelos.

 

Sua composição é de fibras de cerâmica, enchimentos não ferrosos e agentes de ligação. Geralmente são limpas, silenciosas e possuem um poder de frenagem incrível!

O ideal é que para o uso de uma pastilha de cerâmica o disco de freio também seja feito de cerâmica. Devido ao preço do conjunto cerâmico, hoje esse sistema não é o mais utilizado no Brasil.

 

Pastilhas de freio Metálica

A pastilha metálica é a mais utilizada hoje em dia nos automóveis no Brasil. Sua fabricação é feita por ferro, cobre, aço e grafite.

Sua principal desvantagem em relação aos outros modelos, é o peso. Por ser de peso superior, pode ser prejudicial e diminuir a eficiência no combustível, ou seja, gastar um pouquinho mais.

 

Por ser apenas 3 principais modelos, ainda temos dúvidas de qual devemos escolher né?

 

Veja abaixo os modelos apresentados e suas características:

 

Orgânicas: São mais baratas, porém tem desgaste mais rápido. É recomendada a instalação dessa em veículos leves que tem circulação mais em vias urbanas / centro.

 

Cerâmicas: Geralmente é de aplicação em veículos de alto desempenho. São mais leves e resistentes, porém com preço superior.

 

Metálicas: Seu custo e peso são superiores quando comparado com a orgânica, porém possuem tempo de vida útil superior e maior desempenho. Geralmente é recomendada para quem procura maior precisão e durabilidade.

 

No AutoZ você encontra pastilhas de freio Bosch, Trw, Cobreq e Fras-le. Leia também o nosso conteúdo sobre freio automotivo.

Se precisar de ajuda, pode entrar em contato com o nosso time no 0800 777 6387 ou então pelo WhatsApp.

 

 

 

 

 

 

 

 

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *