Pneu Run Flat

A grande maioria dos veículos importados comercializados no Brasil estão acompanhando o pneu run flat como original. Você já ouvir falar nessa tecnologia?

 

O pneu Run Flat tem a construção superior ao pneu convencional. Os modelos que adotam essa tecnologia sofrem adaptações no momento de fabricação. Esses pneus possuem reforços estruturais nos flancos (lateral do pneu), no ombro (entre banda de rodagem e flancos) e também nos talões.

 

Quando o pneu está totalmente vazio (sem ar), o peso sobre eles se apoia nesta camada reforçada, e assim, as rodas não ficam totalmente sobre a banda de rodagem. Com essa execução, o veículo consegue rodar por determinada distância e velocidade.

 

Quando o pneu Run Flat esvazia ou fura, você pode continuar rodando com o veículo a uma velocidade considerada pelo fabricante. Isso ajuda a você chegar até um local seguro para realizar a troca.

 

Devido à alta tecnologia aplicada, os pneus Run Flat acabam sendo um pouco mais caros do que os convencionais. Não é recomendado que os pneus Run Flat sejam trocados por convencionais. Além disso, quando um veículo possui a tecnologia, todo o carro é adaptado. Sensores são instalados na válvula (pino), que apontam problemas diretamente no painel, informando o motorista avaria sobre determinado pneu.

 

Qualquer veículo pode instalar o pneu Run Flat?

Não! É de extrema importância que o veículo seja equipado pelo sensor de pressão, pois, sem ele o motorista não pode perceber problemas no pneu. Além disso, nem todos os veículos possuem adaptações em sistemas de suspensão para pneus Run Flat.

 

O pneu Run flat, deixa o veículo mais econômico?

Depende! O Pneu Run Flat devido a sua construção, possui o peso superior aos pneus convencionais. Mesmo não precisando de step, os carros que possuem essa tecnologia não garantem ser mais econômicos quando comparado a veículos de mesmo porte com pneus convencionais. Lembrando que a economia de combustível pode refletir no bolso por diversos fatores e não só pelo pneu.

 

Vantagens de um pneu Run Flat

– Não é necessário parar o veículo assim que furar ou esvaziar
– Poder rodar determinada distância mesmo com o pneu furado

 

No AutoZ você encontra os melhores modelos e medidas de pneu run flat. Confira em nosso portfólio pneus da marca Goodyear, Bridgestone e Continental.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também nossa matérias sobre a nova regra de etiquetagem em pneus automotivos.

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *