Leve sua moto à revisão e viaje em segurança

 

Na hora de viajar, nada é mais importante do que estar com o carro em ordem; e com moto não é diferente. Por isso é importantíssimo fazer uma revisão detalhada de sua moto antes de pegar a estrada. Com as férias de verão se aproximando, é preciso ficar alerta! Confira alguns cuidados.

 

Cuidados com sua moto

Motor

Em qualquer automóvel é preciso ficar atento ao funcionamento do motor. Algumas checagens simples são: a verificação do óleo e do filtro, assim como a água. Estando em dia com esses itens, sua moto vai ter bom desempenho nas estradas.

Freios

É importantíssimo estar com os freios em dia. Só assim você consegue andar em alta velocidade com segurança. Para isso, tenha certeza de que os freios estão bem regulados e lubrificados, que é o que vai garantir tempo rápido de frenagem. Em caso de desgaste da pastilha, troque o mais rápido possível.

Pneus

Pneus são os principais alicerces para manter a moto rodando corretamente. Óbvio? Às vezes, nem tanto. Há quem descuide desse item. Jamais ande com pneus carecas, além de ser extremamente perigoso, isso pode prejudicar as manobras. Calibre constantemente sua moto, principalmente, antes de uma viagem. Se for viajar com passageiro, coloque um pouco mais de pressão no pneu de trás.

Luzes

O farol, a luz de freio, lanternas e os itens do painel devem estar funcionando perfeitamente. Para checar esses pontos, analise o funcionamento do sistema elétrico de sua moto.

Kit de relação

O kit é composto pelo pinhão, corrente e coroa. A sua função é fazer o motor girar até a roda traseira. Fique atento ao kit de relação. Ajuste corretamente a corrente, ela deve estar bem esticada e lubrificada. Limpe-a de maneira adequada, usando apenas sabão neutro.

 

5 passos para viajar de moto com segurança!

 

1. Planeje a viagem

Sabemos que nada parece mais interessante do que pegar a moto e sair sem destino pela estrada, aproveitando todas as paisagens. Porém, é necessário o mínimo de planejamento para evitar apuros e acidentes.

Então, estude a possível rota. Verifique as condições de tempo e quais estradas pretende pegar. Em caso de más condições de tempo, evite pegar estrada.

 

2. Cuidado com a bagagem

As motos variam de estilo e de acessórios. Há motos que tem alforje, baú, bolsa de tanque e malas laterais. Outras não. Se você é um motoqueiro sem muitos acessórios, fique atento ao excesso de bagagem. O que for imprescindível de levar na moto equilibre e deixe bem firme. Nada de deixar objetos frouxos, isso pode deixá-lo inseguro e desconfortável. Firmeza é essencial para evitar acidentes.

 

3. Kit de emergência

Além de um kit básico para você, band-aid e faixas, monte um kit de emergência para sua moto, ferramentas básicas podem ajudá-lo a fazer pequenos reparos.

 

4. Acessórios e roupas adequadas

Capacete e luvas são acessórios obrigatórios para andar de moto. Não se arrisque a andar sem eles, da mesma forma, use roupas e sapatos confortáveis na hora de pilotar.

Use calçados reforçados e fechados. Invista em calças resistentes, assim como em jaquetas desenvolvidas para motociclistas, porque essas possuem proteção para a coluna, ombros e cotovelos.

Leve também acessórios como GPS, protetor de perna, faixas reflexivas no capacete, câmeras acopladas no capacete e outros itens que o ajudem em caso de eventuais problemas.

 

5. Viaje com segurança

Por fim, e mais importante, pilote com prudência. Todo cuidado é pouco. Respeite os limites de velocidade, mantenha os faróis ligados e fique atento às placas de sinalização. Não se arrisque, faça manobras conscientes e seguras. Por fim, durma bem e fique bem hidratado e alimentado.

 

O AutoZ é a melhor loja de peças automotivas. Com 19 anos no mercado, tem entrega rápida e segura pelo Brasil. Alguns dos 18 centros de distribuição entregam via moto-boy. Sim, também adoramos moto. Leia nosso conteúdo sobre pneu de motos!

 

Você já fez a revisão de sua moto? Precisa de pneus, lâmpadas ou alguma peça para sua moto? Conte com o AutoZ! Em caso de dúvida, entre em contato com nosso time no 0800 777 6387.

 

 

 

 

 

 

 

 

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *